segunda-feira, 13 de maio de 2013

Para todos os gostos: livres, presas e dependentes

Oi, gente!
Essa é a segunda postagem, e o tema será:  formas livres, presas e dependentes.

As palavras assim como nós seres humanos, também são livres, presas e dependentes, porém em aspectos diferentes. Por exemplo, nós somos livres, quando encontramos a paz de espírito, presos quando infringimos as leis, dependentes quando ainda moramos com os pais, mas com as palavras é um tanto distinto, e é o que veremos agora!

As formas livres são aquelas que por si só, constituem uma palavra, não infringem a lei e muito menos moram com os pais.
     Exemplo: juiz, maçã, janela

As formas presas só funcionam ligadas a outras.
     Exemplo: desanimado (não ligado a animado [des] não atribui nenhum significado)

As formas dependentes só existem quando ligadas às formas livres, mesmo não funcionando independentemente como tais. E se diferenciam das formas presas por permitirem a intercalação de novas formas entre elas e as livres, e por poderem variar de posição.
     Exemplo: me deixe, deixe-me (o [me], quando não ligado às formas livres, não formam um enunciado, nem constituem uma comunicação suficiente)

Agora, em homenagem a minha amiga Werônica, essa frase do Homer:


"Eu seria vegetariano se bacon crescesse em árvores"

                                                                                                                            

* Formas livres
* Formas dependentes



                                                                                                 
Por aqui vamos ficando, com o notório vocabulário livre, leve e solto do Homer... Beijinhaços! 




Um comentário:

  1. Olá, Bruna!

    Adorei a reflexão, muito boa! Senti falta apenas de algum contexto presente em algum gênero textual. Você poderia ter usado imagens para representar as suas analogias (uma propaganda, uma charge, um quadrinho etc.), assim você poderia aproveitar o recurso visual e ainda analisar as palavras da imagem. Na imagem do Homer, você poderia ter selecionado alguma palavra para explicar as formas presas (por exemplo: sufixos verbais de seria e crescesse). Tente explorar melhor os gêneros textuais, e preste atenção na pontuação.

    ResponderExcluir