sexta-feira, 31 de maio de 2013

Classificação de morfemas

O foco do post de hoje estará direcionado para a formação das palavras. E para começar, vamos observar as seguintes: escol-a, escol-ar, escol-arizar, escol-arização, sub-escol-arização. É possível perceber que há um elemento comum a todas elas, além dos responsáveis pela distinção de significado. Também vemos que, se compararmos a palavra escola e escolar, nota-se que uma formou-se a partir da outra, através do acréscimo do elemento -ar.
De acordo com as comparações que fizemos com as palavras acima, podemos dizer que existem diversos elementos formadores, e que cada um deles tem uma unidade mínima de significação, ou seja, um morfema.

Os morfemas têm algumas classificações, mas as interessantes para nós por enquanto, serão quando eles são classificados como radical, afixo e vogal temática. Porém, antes de começarmos a nos aprofundarmos neles, se faz necessária a distinção entre raiz e radical.

Raiz é a base primária, elemento irredutível, com informação lexical básica.
                                                 X
Radical é a base secundária, em que é possível acrescentar novos morfemas à língua, além de ser a parte principal do significado de uma palavra.

E agora sim iremos para a seguinte classificação, no caso, os afixos. Eles são os morfemas  que adicionados a outras formas constituem uma nova palavra, como vimos no exemplo, o acréscimo do morfema -ar na palavra escola, criou a palavra escolar Quando são colocados antes do radical, como acontece com subescolarização, os afixos recebem o nome de prefixos. Quando, como –arização, surgem depois do radical os afixos são chamados de sufixos. Prefixos e sufixos, além de agirem  como mudança de classe gramatical, são capazes de introduzir modificações de significado no radical a que são adicionados.

Ainda temos a vogal temática e vogal de ligação para abordamos nesse terceiro post. Esse  primeiro morfema tem como função, ligar-se ao radical da palavra, ou seja, ele liga o radical às desinências, constituindo os temas(raiz + VT). Já o segundo são morfemas que existem para facilitar a leitura de determinadas palavras. Na palavra escolaridade, o -i entre os sufixos facilita a enunciação de  tal. 

Para encerrarmos a última postagem do mês... 


Educ(raiz) ação(sufixo)
Educ(raiz) ar(sufixo)
Educ(raiz) a(VT) 

Afinal, o que é educar?



4 comentários:

  1. Bruna,
    sua postagem ficou boa, mas faltaram mais exemplos de vogal temática e que diferenciassem raiz e radical.
    Nas próximas postagens, tente explorar um pouco mais o gênero textual escolhido e relacione suas reflexões aos autores utilizados na disciplina, ok?

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  2. Bruna, concordo com a monitora. Além das observações dela, seguem as minhas:
    1. a raiz é a parte principal do significado de uma palavra;
    2. em -arização, temos os sufixos {-ar-}, {-izar-} e terminação {-ção};
    3. os sufixos são mais produtivos, no português, em relação à mudança de classe gramatical do que os prefixos;
    4. vogal temática liga morfemas à raiz, principalmente;
    5. em nosso curso chamamos desinências de afixos;
    6. em educar temos: raiz {educ-}, vogal temática {-a-} e sufixo de infinitivo {-r};
    7. em educação, podemos considerar o {-a-} como vogal temática.
    Abraços :)

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  3. Nas palavras "HIPOglicemia" e HIPOpótamo", classifique os morenas destacados e dê os seus sentidos

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